6 de outubro de 2011

[3Design] #3 - A Função do Designer



     Uma coisa que eu acredito ser um dos grandes problemas para os designers é que a maioria das pessoas não entende a importância e a real função de um designer. Alguns clientes acham que o designer é como um artista, você encomenda um trabalho e ele faz o que você pediu. Não é bem assim que funciona.

     O designer é como um médico. Você vai até ele com um problema e ele está la para te dizer qual é o problema e como ele deve ser solucionado. Você não vai até o médico dizendo qual remédio você quer tomar, certo? Da mesma maneira você não pode ir até um designer dizendo que você quer um cartãozinho, um folderzinho, um bannerzinho, etc. Ah, e cuidado com os micreiros (que podem ser comparados nesse exemplo a médicos charlatões), eles podem até te oferecer um "remédio" mais barato e do jeito que você pediu, mas o efeito não será o mesmo daquele oferecido por alguém que realmente entende do assunto.

     Um outro problema é aquele do "meu sobrinho sabe mexer no coréu". Parabéns para seu sobrinho, muito bom pra ele. Minha avó sabe costurar, mas nem por isso ela é estilista ou algo do gênero. E o que faz um designer ser bom não é apenas sua habilidade com determinados programas, mas sim seu conhecimento teórico, suas noções de tipografia, de cores, entre outras. Mas vale lembrar que teoria e prática devem andar sempre lado a lado.

     O designer estudou para saber tudo o que sabe. Se você realmente soubesse do que precisa, não teria que ir até ele para pedir seus serviços.

     Design não é custo, é investimento. Investimento para você e seus negócios.

Nenhum comentário: